Como ter sucesso em eventos com influenciadores digitais
21 setembro 2016*Por Raquel Ferreira
Vídeos no Snapchat, vários comentários no Instagram e muitas curtidas no Facebook, tudo falando bem da sua marca. Sonho de qualquer empresa, certo? Não é bem assim. Todo o engajamento nas redes sociais depende de um forte trabalho de RP com os influenciadores digitais.
Uma ação que, se bem executada, pode ser muito positiva para a marca é o evento. Este é o momento de apresentar uma experiência diferenciada, conectando com a marca, para os influenciadores digitais, que adoram compartilhar com seus seguidores atividades do dia a dia.
A partir do tema ou produto a ser trabalhado no evento é preciso escolher o foco, ou seja, quais perfis de influenciadores estão mais alinhados com o proposto. Com este mailing é possível definir o número médio de convidados e buscar os melhores locais. É importante que o local do evento tenha uma estrutura mínima: estacionamento ou valet, wi-fi, mesas, cadeiras, cozinha estruturada, palco, projetor etc. A escolha do buffet também é essencial. Este item pode abrilhantar ou afundar o evento.
O próximo passo é formatar o evento, ou seja, definir os materiais que deverão ser produzidos. Lembrando que o local precisa ter a identidade visual que a empresa quer passar. Podem ser usados materiais de identificação como banners, totens, quadros, testeiras, toalhas personalizadas e o que mais a imaginação e a verba permitirem. Mas é importante que a decoração do ambiente seja de bom gosto, para não haver uma “overdose” da marca. Use o bom senso.
Ambiente preparado? O próximo passo é a produção do conteúdo que será entregue aos presentes. Mais do que a experiência, os influenciadores querem receber informações consistentes, para servir como base para futuras publicações e postagens.
Se o foco do evento for um lançamento alimentício, por exemplo, é preciso destacar todos os benefícios dos produtos, sejam eles nutricionais, de sabor ou praticidade. É um evento de tecnologia? Não podem ser esquecidos os parâmetros e configurações do equipamento, bem como seus diferenciais.
Todas as informações devem ser destacadas de forma fácil e prática nos materiais. Nada de escrever um livro, ninguém vai ler. Opte por formatos simples e atrativos. Utilizar um livreto em forma de card pode ser uma solução criativa, por exemplo.
Pronto! Se tudo correr bem, resta colher os louros (ou posts).