Por que dar um social media training para os colaboradores?
01 outubro 2021As redes sociais estão acessíveis para todas as pessoas, é através delas que compartilhamos nossa rotina, nossas preferências e, até mesmo, o nosso trabalho. Mas, o que parece só um post inofensivo, uma foto ou vídeo divertidos, muitas vezes pode ser mais do que isso e causar grandes problemas.
É valido lembrar que até alguns anos atrás, apenas os gestores eram porta-vozes oficiais de uma empresa e faziam o Media Training (treinamento para se relacionar com a imprensa). Com as redes sociais, todos os funcionários de uma organização se tornaram porta-vozes e, efetivamente, respondem pelo conteúdo que publicam.
E temos alguns casos famosos de ações que aconteceram no digital e impactaram a vida profissional das pessoas. Olha só:
- O caso do presidente brasileiro de uma multinacional que foi demitido após defender o funcionário que se fantasiou de modo inapropriado na visão da empresa para uma festa entre colegas de trabalho.
- O estagiário de uma construtora, demitido por justa causa após fazer posts sexistas em seu Facebook. Neste caso, a empresa usou o fato para promover uma campanha de respeito às mulheres no ambiente de trabalho que costuma ser predominantemente masculino.
O fato é que ninguém está livre de fazer “mau uso” dos seus perfis nas redes e acabar encrencado. Por isso, empresas comprometidas com a boa gestão de sua imagem têm investido na criação de códigos de conduta e compliance para não apenas fazer cumprir o que diz a lei, mas para disseminar entre seus colaboradores um conjunto de valores que compõem o DNA da instituição. E é ótimo que isso esteja acontecendo!
Uma das maneiras de disseminar esse novo código de conduta é o social media training, uma estratégia importante no contexto de visibilidade das marcas nas redes sociais. Afinal, o que é publicado no meio digital é encarado como oficial. Ou seja, pode causar consequências significativas para a imagem de uma empresa.
É aí que o treinamento direcionado aos colaboradores de uma instituição para orientá-los sobre o uso de suas redes sociais a partir dos seus princípios e valores faz toda a diferença.
Como fazer o social media training?
Se você trabalha com comunicação interna ou marketing e quer fazer um social media training voltado para os colaboradores da sua empresa, temos algumas dicas para você: traga cases, faça pesquisas e incentive o uso consciente e profissional das redes sociais. O objetivo é mostrar como o uso das redes sociais pode impactar, positiva ou negativamente, a imagem e a opinião pública.
Basicamente, defina os objetivos da sua apresentação de forma conectada com os valores e posicionamentos da sua empresa explique o impacto das redes sociais na imagem dos profissionais e da companhia. Além disso, é importante mostrar que hoje não há separação entre offline e online, tudo é integrado.
Se você não sabe como fazer isso, pode contar com a equipe da Press à Porter! Nós vamos ajudar o seu time interno a compreender que seja como pessoa física ou como porta-voz, todos carregam os valores da empresa, principalmente nas redes sociais.
Fazemos isso através dos nossos 20 anos de experiência gerindo a imagem de grandes empresas e de seus executivos. Mas também utilizando uma metodologia interativa que incentiva a participação do colaborador, tornando o aprendizado leve e fácil de absorver.